20 de novembro - Dia da Consciência Negra - Blog da Marcy






20 de novembro - Dia da Consciência Negra

20/11/2011

Zumbi



Zumbi dos Palmares: um herói brasileiro
"História do Dia da Consciência Negra, cultura afro-brasileira, importância da data, quem foi Zumbi dos Palmares"

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

História do Dia Nacional da Consciência Negra
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Importância da Data
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. 
A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. 
Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.

Fonte:http://www.suapesquisa.com

7 comentários:

  1. A luta continua, pois ainda tem muito preconceito, às vezes não tão velado, mais ainda precisa muito para se ter igualdade!!
    Bjim, Ci
    http://quadrofeminino.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi linda, eu ja estava esquecida adorei lembrar disso.
    Te espero por lá, eu adoro quando vc me faz uma visitinha.
    Meus cantinhos:
    Blog 1= ( http://plantaodabeleza.blogspot.com/ )
    Blog 2= ( http://minhasdivaspop.blogspot.com/ )
    Blog 3= ( http://coloridas-artes.blogspot.com/ )
    /(,")\\
    ./_\\.
    _| |_................Beijossssssssss simara

    ResponderExcluir
  3. que seja hoje e sempre o dia não só da conciencia negra mas de todas!

    http://ninguemtasca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oie Marcy, a luta contra o preconceito continua. Uma pena que as pessoas continuem tão preconceituosas.

    Sei que estive ausente durante mto tempo, mas estou voltando a blogosfera flor, passa lá no blog pra conferir.

    bjiimm e ótima semana

    http://meuamorpaquistanes.blogspot.com/

    http://muslimahfashionn.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Viva a igualdade!!!


    Aguardo sua visitinha...bjs

    http://recantojasmin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá querida, eu de novo! rsrsrs

    Bem, gostei muito da postagem sobre o dia da consciência negra! Infelizmente vivemos em um país onde o preconceito é velado e então, fica mais complicado para se tomar providências... Digo velado, porque ninguém assume escancaradamente que é anti-semita, que é xenofóbico, que faz parte do orgulho branco, que todo muçulmano é terrorista e por aí vai...
    Embora alguns negros também sejam preconceituosos...
    Vou te dar um exemplo claro: existe o dia do orgulho gay, não tem? Pois é, um iluminado mandou um projeto para ser comemorado do dia do orgulho hétero e sabe o que aconteceu??? FOI VETADOOOOOO!!! O Sr. Prefeito de São Paulo - Kassab - vetou o projeto alegando ser preconceito! Agora veja: se os gays podem ter orgulhos de ser gays, por que os héteros não podem se orgulharem de ser héteros e comemorar isso????
    Então, tudo isso foi para ilustrar que o preconceito está no ser humano... Não pertence a uma classe social, a uma raça ou a um credo! O preconceito está na pessoa!

    Grande beijo querida! Salam! :)

    ResponderExcluir
  7. ee meu aniversário também (:

    Beijão
    momentoglamour.blogspot.com/
    Obrigada pelo carinho no meu blog *-*
    desculpe a demora nos post, mas sabe come é né.. Fim de ano...

    ResponderExcluir

BLOG DA MARCY
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL