Voto Facultativo - Blog da Marcy





.


Voto Facultativo

21/07/2012

VOTO FACULTATIVO É BOM CAMINHO PARA EDUCAÇÃO POLÍTICA


O voto obrigatório é teoricamente autoritário. Ele obriga pessoas que não têm o interesse em votar, a votar. Deixar de ir às urnas é uma expressão política. Essa obrigação prejudica a educação política e o processo eleitoral.

É certo que a legitimidade do voto não está na quantidade, mas na vontade de expressá-lo. Se hipoteticamente apenas 10% comparecem e votam, definindo as eleições, os outros 90%, que não quiseram votar, deveriam aceitar por vontade própria sua submissão à decisão dos votantes. O problema é o risco que isso nos traz. Os fascistas vão usar o argumento da falta de voto para justificar uma ditadura.

A participação e ausência de eleitores são fundamentais na análise da democracia contemporânea.Mas em um país mais desigual do mundo, como o Brasil, a manipulação pode ser mais fácil. Precisamos caminhar para uma igualdade social.

Parece mais fácil comprar voto de quem já tem que ir votar do que de quem não precisa votar. Mas o voto obrigatório coloca uma grande quantidade de votos para se eleger, porque o universo de votantes é maior.  
Fonte do Texto: glaucocortez.com

E você que acha do voto no Brasil ser Facultativo?

4 comentários:

  1. Concordo com você voto facultativo já !! http://mulhervaidosacom.blogspot.com.br/2012/07/sorteio-dea-brasil-cabelos-e-mulher_20.html

    ResponderExcluir
  2. Oi, esta é uma discussão interessante. Muita gente só vota porque é obrigado. Se fosse facultativo, duas coisas ocorreriam: ou muitos deixariam de votar ou então procurariam se informar melhor sobre os políticos antes de votar.

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcy,

    Odeio ter que votar por obrigação!
    Apoio o voto facultativo sempre (:
    Beijo.

    www.euvouderimel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Apoiado!!
    Adorei post,seu bloh é show!!
    Seguindo..
    http://adoraveisvicios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

BLOG DA MARCY
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL