Rompimento da Barragem em Mariana - Blog da Marcy





.


Rompimento da Barragem em Mariana

08/11/2015


Rompimento da Barragem em Mariana

Quem acompanha a Página do blog sabe que estou compartilhando notícias sobre chegada da lama do Rompimento da Barragem em Mariana. 

Minha cidade, Governador Valadares fica no leste mineiro e a lama chegou na tarde deste domingo.

Sobre a qualidade da água do Rio Doce

Segundo Ubaldina da Costa Isaac coordenadora do núcleo de emergências do Ibama de Minas Gerais, os rejeitos de minério de ferro, compostos por óxido de ferro e areia, não são tóxicos.

A alteração na qualidade da água deve-se ao fato do material deixa-la com muitos resíduos em suspensão.

A amostra colhida em Naque no Vale do Aço detectou  um teor muito elevado de metais, além da turbidez que também leva-se em consideração na análise para avaliar se é possível ou não tratar a água. 

Nota da Prefeitura de Governador Valadares

Rompimento da Barragem em Mariana

"A Prefeitura de Governador Valadares está desde sexta-feira mobilizada em torno do problema do rompimento da barragem de Mariana e quanto a lama que desce pelo rio Doce pode afetar a cidade.

O SAAE se antecipou, foi ao Vale do Aço, coletou e analisou água. A conclusão é que o nível de contaminação é alto, o que impede o tratamento. A mesma conclusão chegaram outros órgãos federais e estaduais como a Copasa e a Agência Nacional de Água (ANA) que estão fazendo o monitoramento e análises. Nenhum tratamento é eficaz enquanto a lama não se diluir e passar. Por isto, o tratamento foi suspenso.

Governador Valadares é a primeira grande cidade da rota da lama que utiliza água do Rio Doce. Assim, neste momento, é fundamental que a população economize porque não se sabe quando a água do rio Doce poderá voltar a ser utilizada.

A Prefeitura está em alerta, em monitoramento constante para informar a população e tomar as providências cabíveis. Já comunicou e solicitou atenção dos governos estadual e federal, assim como a própria empresa que causou a tragédia."

Sem Previsão

O SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto já suspendeu o abastecimento de água e uma vez interrompido não há previsão de retomada do fornecimento. Uma vez que Agência Nacional da Águas recomendou a suspensão do abastecimento por tempo indeterminado.

Então vamos economizar água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG DA MARCY
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL